O que é o Transtorno Bipolar?
O Transtorno Bipolar é uma condição de saúde mental caracterizada por mudanças de humor que ocorrem em fases, e podem ser extremas e incapacitantes. Essas mudanças variam entre episódios de mania (ou hipomania) e depressão. Os sintomas podem ser graves e interferir na vida diária, mas com o tratamento adequado, é possível gerenciar a condição e viver uma vida plena e produtiva.
Segundo alguns levantamentos recentes, aproximadamente 46 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com transtorno bipolar (SingleCare).
A média de idade para o início do transtorno bipolar é de 25 anos, mas pode começar na infância ou mais tarde, na idade adulta (Depression and Bipolar Support Alliance).
Médico especialista em Transtorno Bipolar: Quem procurar?
O médico psiquiatra é o profissional indicado para fazer o diagnóstico do Transtorno Bipolar .
A Dra Jéssica é psiquiatra, médica especialista em Transtorno Bipolar, e atende em seu consultório na cidade de Sorocaba, além de realizar teleconsultas para todo o país. Buscar um psiquiatra capacitado para tirar todas as suas dúvidas, acolher e acompanhar de perto faz toda a diferença!
A dra Jéssica é formada médica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP, onde também concluiu sua Residência Médica em Psiquiatria. Além disso, possui título de especialista em Psiquiatria pela ABP– Associação Brasileira de Psiquiatria.
Para buscar o seu diagnóstico, a Dra vai realizar uma avaliação completa dos sintomas, histórico médico e familiar, e poderá incluir nessa investigação diversos questionários e entrevistas estruturadas para o auxilio no diagnóstico.
Veja aqui alguns depoimentos de pacientes reais que consultaram com a Dra Jéssica:
Categorias- Tipo I e tipo II
O transtorno bipolar pode se apresentar de diversas formas e com intensidades variáveis. Classicamente divide-se em 2 subtipos principais – O Transtorno tipo I e tipo II:
Transtorno Bipolar I : Nessa categoria, o paciente tem episódios maníacos que duram pelo menos sete dias ou apresenta sintomas maníacos tão severos que necessitam de hospitalização imediata. Episódios depressivos também podem ocorrem.
Transtorno Bipolar II: Já no Transtorno Bipolar tipo II, o paciente apresenta episódios hipomaníacos, que são fases caracterizadas por sintomas menos intensos do que os episódios maníacos.
Sintomas
Episódios de Mania
- Euforia ou irritabilidade extrema: Sentir-se anormalmente feliz ou irritado.
- Aumento de energia e atividade: Sentir-se extremamente ativo, com necessidade de dormir pouco.
- Comportamento impulsivo: Gastar dinheiro excessivamente, tomar decisões imprudentes ou se envolver em atividades de risco.
- Fala rápida e pensamentos acelerados: Falar rapidamente e mudar de assunto frequentemente.
- Grandiosidade: Ter uma autoestima inflada ou sentir-se invencível.
Episódios de Depressão
- Tristeza profunda: Sentir-se triste ou vazio a maior parte do dia.
- Perda de interesse: Perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas.
- Fadiga: Sentir-se cansado o tempo todo, mesmo sem fazer esforço físico.
- Dificuldade de concentração: Ter problemas para focar em tarefas ou tomar decisões.
- Alterações no apetite e no sono: Comer muito ou pouco e ter insônia ou dormir demais.
- Pensamentos de morte ou suicídio: Pensar frequentemente em morte ou ter ideias suicidas.
Tratamento
O tratamento do Transtorno Bipolar inclui:
- Medicamentos: Especialmente estabilizadores de humor e antipsicóticos.
- Terapia: Psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ajudar a gerenciar os sintomas.
- Cuidados com Estilo de Vida: Manter uma rotina regular, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e evitar álcool e drogas.
- Educação e Suporte: Aprender sobre o transtorno e envolver a família e amigos no processo de tratamento. Lembre-se de pedir ao seu psiquiatra dicas de fontes seguras de leitura sobre o transtorno!
5 Dicas de Cuidados:
- Monitore seu humor: Use um diário ou aplicativo para acompanhar suas mudanças de humor e identificar gatilhos.
- Mantenha uma rotina: Ter horários regulares para dormir, comer e realizar atividades físicas pode ajudar a estabilizar o humor.
- Evite estresse: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação e yoga.
- Seja consistente com o tratamento: Tome os medicamentos conforme prescrito pelo seu psiquiatra e participe das sessões de terapia.
- Procure apoio: Participe de grupos de apoio, leia conteúdos seguros sobre o assunto e mantenha contato com amigos e familiares que compreendam sua condição.
Quando Procurar Ajuda?
Se você ou alguém que você conhece estiver apresentando sintomas de Transtorno Bipolar, é importante procurar ajuda profissional.
Lembre-se: o Transtorno Bipolar é uma condição tratável, e , com o apoio certo, é possível levar uma vida equilibrada e gratificante.
A Dra Jéssica é psiquiatra e atende em seu consultório na cidade de Sorocaba, além de realizar teleconsultas para todo o país. Para agendar uma consulta com psiquiatra é importante saber quais as opiniões de outros pacientes. O site Doctoralia é excelente para você ver as avaliações da dra Jéssica!
Quanto mais demoramos para iniciar as investigações e tratamentos, maiores são as consequências sobre a saúde física e mental, menores são as chances de bons resultados.
Leia também:
Entendendo a depressão: muito além da tristeza!